Feira da Caça e Turismo e Festa dos Caçadores do Norte começam amanhã em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 28/01/2026 - 08:53


Começa amanhã, em Macedo de Cavaleiros, a 28.ª Feira da Caça e Turismo, em simultâneo com a 30.ª Festa dos Caçadores do Norte, um evento que reúne mais de 800 caçadores, cerca de 200 expositores e um programa diversificado, com impacto significativo na economia local

Começa amanhã, em Macedo de Cavaleiros, a vigésima oitava Feira da Caça e Turismo e a trigésima Festa dos Caçadores do Norte. O programa conta com várias atividades, como sendo três montarias ao javali, corrida de galgos, espetáculo equestre e um raid turístico.

O presidente do município, Sérgio Borges, destaca que o retorno económico para o concelho é grande, sendo que há mais de 800 caçadores inscritos nas várias iniciativas. “Os caçadores não vêm sozinhos, a maior parte deles traz a família e temos de estar preparados também, não só em termos de alojamento, mas em termos de atividades, nomeadamente na feira, porque os caçadores não vão à feira, obviamente, mas as famílias têm de ter essa distração e eventos que as façam ficar, gostar e voltar. Ganhamos todos, o objetivo é mesmo este, é fazer uma aposta que faça a nossa economia aumentar. Quanto mais atividades tivermos, quanto mais diversificada for a oferta, mais ganhamos”.

Este ano, a feira conta com uma tenda destinada à animação musical noturna. A ideia da câmara é começar, já no próximo ano, a incluir concertos na programação. “Fará todo o sentido, começarmos a pensar nessa aposta no futuro, em 2026. Este ano trasladamos a parte noturna da animação para uma tenda para que haja mais condições e segurança”.

Para já, este ano, a Feira da Caça e Turismo conta com dj’s e grupos locais. “Neste caso a temática será a caça e o turismo, mas estes certames passam por mostrar aquilo que nós temos. Por isso, faz todo sentido, não só em termos de caça e de turismo, em termos de animação e de artistas, dá-los a conhecer”.

Para sexta-feira está marcado o V Seminário sobre Turismo, este ano dedicado às Estações Náuticas em Águas do Interior.

A Feira da Caça e Turismo conta com cerca de 200 expositores e começa amanhã com a primeira montaria a decorrer de amanhã, em Limãos. A feira abre depois, às seis da tarde.

Na sexta-feira, o certame é inaugurado pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e pela madrinha da feira, a chef Justa Nobre, que é natural de Macedo de Cavaleiros. A feira termina no domingo e conta com um orçamento de cerca de 280 mil euros, o maior de sempre.

Refira-se que a Prova de Santo Huberto e a largada de perdizes foram cancelados por indicação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária por causa da gripe aviária.

Jornalista: 
Carina Alves