Extensão do passeio panorâmico de Vinhais chumbada pelo ICNF

PUB.

Qui, 21/05/2015 - 11:15


  Américo Pereira critica o Instituto da Natureza e Conservação das Florestas (ICNF) e o Parque Natural de Montesinho, enquanto presidente do Município de Vinhais.Ontem, em dia de feriado na vila, foi inaugurado um passeio panorâmico, de 1 quilómetro, entre a capela de Santo António e a vila, mas o objectivo da autarquia era que o passadiço chegasse ao parque biológico.

Um projecto no valor de cerca de 500 mil euros que foi chumbado por estas duas entidades.
“Esta foi uma obra arrancada a ferros. Este passeio panorâmico que chegou ao Santo António, deveria ter chegado ao Parque Biológico. Tivemos o projeto aprovado, a candidatura financiada, tivemos o dinheiro à vista, 500 mil euros. E graças a uma atitude completamente irresponsável do ICNF e do Parque Natural de Montesinho”, adianta o autarca.
O feriado municipal serviu ainda para inaugura a Casa do Artesão, no centro histórico de Vinhais, segundo o autarca, este foi o pontapé de saída para a reabilitação do centro histórico da vila. “Espero que seja o início da recuperação do centro histórico no que diz respeito aos edifícios públicos. Quanto aos edifícios privados, não temos o poder de interferir, mas teremos de encontrar uma forma de apoias os privados para recuperar as usa próprias habitações. Estamos a elaborar um plano de financiamento para que sejam recuperadas as fachadas, as janelas e os telhados”, garante Américo Pereira. As duas obras foram financiadas pelo anterior quadro comunitário, e representaram um investimento de cerca de 310 mil euros. Escrito por Brigantia.