Estudioso defende regresso ao primeiro título da diocese

PUB.

Seg, 10/05/2010 - 09:12


O título da diocese nunca deveria ter sido alterado. Quem o defende é António Mourinho, à margem do lançamento em livro da sua tese de doutoramento. De recordar que em 1545 a sede do bispado começou em Miranda do Douro, mas em 1780 foi transferida para a capital de distrito, passando a designar-se “diocese de Bragança-Miranda”.  

António Mourinho entende que a História exige o regresso às origens.

“Primeiro foi diocese Miranda do que Bragança” lembra, acrescentado que “eu aceito perfeitamente hoje que seja Bragança-Miranda, mas historicamente não posso aceitar que tenha desaparecido o título Miranda-Bragança. Sob o ponto de vista jurídico é uma coisa, mas sob o ponto de vista histórico é outra”.

António Mourinho entende que “a própria história exige” que se regresse às origens. “Á base do princípio deveria ser Miranda-Bragança e não Bragança-Miranda”.

 

Sobre este assunto, o bispo da diocese Dom António Montes Moreira não quis tecer qualquer comentário.

 

António Mourinho defendeu esta posição durante a apresentação do livro “Arquitectura Religiosa na Antiga Diocese de Miranda-Bragança”.

Resulta de uma tese de doutoramento defendida em 1989, mas só agora publicada em livro.

“Neste livro estão contido 775 documentos sobre a arquitectura religiosa na diocese. Está aqui muito trabalho e de vários anos” refere. “A tese foi defendida em 1989 na Universidade de Valladolid e desde então para cá fui juntando mais documentos” acrescenta, salientando que “tudo o que aqui está é inédito, nem o Abade de Baçal nem o Monsenhor José de Castro têm nada daquilo que aqui está pois andei em arquivos onde nem um nem outro tinham mexido”.

 

António Mourinho dedica-se agora a uma investigação sobre a História da Misericórdia de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia