"Estou a refletir sobre o meu futuro político": número dois da lista de Isabel Ferreira pondera se vai aceitar cargo

PUB.

Qui, 16/10/2025 - 11:47


Nuno Moreno, vereador eleito pela lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Bragança, diz que o exercício do mandato de vereador pode ser feito no âmbito do grupo municipal do PS, o que, para já, lhe parece "muito difícil", e pode ser feito "de forma independente”

Nuno Moreno, vereador eleito pela lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Bragança, está a ponderar se vai assumir ou não o cargo para o qual foi eleito.

O número dois da lista de Isabel Ferreira, que no domingo ganhou as eleições autárquicas em Bragança, emitiu um comunicado, depois de se terem levantado algumas questões relativas ao processo pós-eleitoral e à sua situação pessoal e politico-eleitoral, que diz que “têm sido objeto de alguma especulação e insistência”, por parte da comunicação social e de outros atores políticos.

Referindo que está a ser alvo de pressões desnecessárias, assinala que o processo democrático prevê fases distintas, cada uma com o seu tempo e formalidades próprias, que devem ser respeitadas. “Estou a refletir, a ponderar sobre o meu futuro político. Temos os prazos legais e políticos para esse efeito, portanto, até essa data, estou a ponderar. Estão a decorrer e só esgotam no dia da tomada de posse. Ou aceitou ou não aceito e não aceitando renuncio. Aceitando, obviamente que exercerei o meu mandato, para o qual fui eleito, pelo povo. Tenho essa responsabilidade. Obviamente que o exercício do mandato de vereador pode ser feito no âmbito do grupo municipal do PS, o que, para já, me parece muito difícil, e pode ser feito de forma independente”.

E esclarece ainda que existiram situações na pré-campanha e na campanha que agora o obrigam a refletir. “Quando aceitei o desafio da professora Isabel Ferreira, aceitei, desde logo, com o compromisso de integrar as listas do PS e disputar as eleições. Agora, abre-se uma nova página. O que é certo é que, desde que aceitei o convite, em fevereiro, até à data, aconteceram vários episódios e circunstâncias que, obviamente, alteraram o quadro inicial da minha aceitação e convicção, e que pode, obviamente, mudar a minha postura neste momento”.

Neste momento, aguarda-se ainda o apuramento definitivo dos resultados eleitorais. Depois, inicia o prazo legal para a tomada de posse dos eleitos locais, que deve acontecer nos 20 dias seguintes. Até lá, Nuno Moreno não dará a conhecer a sua decisão, que diz que deve ser ponderada e tomada com serenidade.

Escrito por Brigantia