Estalou a polémica em Miranda do Douro com dois santuários marianos

PUB.

Seg, 08/11/2010 - 12:05


O lançamento do livro “O Santuário de Nossa Senhora do Naso’’, na freguesia da Póvoa, concelho de Miranda do Douro, veio lançar a controvérsia entre os devotos em torno de um dos santuários Marianos mais visitados do distrito de Bragança.

António Rodrigues Mourinho, ex-director do Museu Terras de Miranda e antigo padre e autor do livro refere que o santuário tem quase 1500 anos de existência e remonta aos Visigodos. No entanto, o Santuário do Picão, a 2 km do Santuário do Naso é visto por António Mourinho como uma incerteza cristã. “Pode haver ali alguma coisa mas também pode ser uma ‘embosteirada’. Não há nada escrito e não há nada certo. Umas pessoas dizem que apareceu Nossa Senhora a uma moça, a Mariana, e noutros sítios aqui na região, onde estão as lápides. Mas a autoridade eclesiástica nunca a reconheceu."

O santuário do Picão é visto pelos fiéis como um local milagroso, onde sete anos antes de os três pastorinhos levarem multidões à Cova de Iria, em Fátima, uma jovem transmontana terá visto Nossa Senhora no Picão em 1910.

 Por sua vez, Amável Falcão presidente da confraria da senhora do Naso e do Picão, acredita que o Picão poderia ser uma referência ao culto Mariano no país, como é hoje o santuário de Fátima.

“Primeiro pelo local, porque a própria Mariana dizia, qu

ando ouvia na televisão falar de Fátima, que “aquela senhora esteve primeiro na Póvoa”, e as mensagens eram iguais.”Em todos os locais em que a jovem disse ter visto Nossa Senhora, foram erguidas pedras com o número da aparição que ainda hoje se podem encontrar na zona.Contudo, Domingos Arribas e Mariana Pires, dois assíduos visitantes do santuário acreditam que o Picão e a água que ali nasce são milagrosos. “Sim, vimos cá com Fé. Esta água é para beber mas aquela ali é que é de cura”, diz Domingos Arriba. “Já a minha mãe me dizia que vinham os espanhóis com cajadas e saíam daqui a andar”, acrescenta Mariana Pires.

Apesar da controvérsia em torno dos santuários, ainda hoje os populares acreditam na aparição que antecedeu Fátima, em Trás-os-Montes, e têm muita fé no Picão.

Escrito por CIR