PUB.

Escola primária de Rebordelo renovada com obras de requalificação

PUB.

Ter, 20/02/2024 - 08:25


A escola primária de Rebordelo, no concelho de Vinhais, está totalmente renovada

Um investimento de quase 280 mil euros, através de uma candidatura da câmara municipal. O autarca Luís Fernandes realçou a importância das obras. “É uma remodelação total. Com as obras e equipamento que ali foi possível colocar, criaram-se condições óptimas para os alunos que ali estão e que podem vir a estar”.

Foi feita uma requalificação completa do edifício, com novo mobiliário, adianta o presidente da Junta de Freguesia de Rebordelo, Marcos Ventura. “Temos mobiliário completamente novo, passos didáticos, quadros interactivos, as casas de banho eram ainda de 1975, criámos um corredor atrás delas para que as crianças, quando vão para o refeitório, já não se molhem. Criámos condições de águas quentes, de banhos aquecidos, caso alguma criança se suje, um gabinete para apoio, para um psicólogo que aqui venha, para os pais, e ainda um pavilhão multiusos”.

A Escola Básica de Rebordelo acolhe 21 crianças e o jardim-de-infância tem 17. Para o presidente da Junta esta obra é “muito importante”. “É muito importante que não seja pela falta de condições que a escola feche. Ficam famílias com emprego. Rebordelo, sendo uma aldeia, tem 150 postos de trabalho directos”.

A escola foi construída nos anos 40 e em 1975 sofreu uma ampliação. Há cerca de 10 anos foi substituída a caixilharia, mas agora sofreu uma requalificação total. As obras duraram mais de um ano e durante esse tempo os alunos tinham aulas na sede da Junta de Freguesia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais