Seg, 23/06/2014 - 09:25
O projecto é da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, que deu assim uma nova utilidade a um edifício encerrado há já alguns anos.
Lá dentro, o antigo quadro de lousa é preenchido com notas musicais, que orientam os cerca de 30 alunos, dos oito aos 62 anos de idade.
Para além do ensino da música tradicional, o presidente da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, Altino Pires, assegura que este projecto também tem em vista a criação de um grupo com elementos de várias aldeias.
“A gaita-de-foles e percussão, que acompanha a gaita-de-foles é um instrumento típico da Alta Lombada e tinha-se estado a perder um bocado no tempo e nós quisemos não deixar que isso se perdesse. Isto também porque nos era solicitado muitas das vezes se conseguiríamos arranjar um grupo de gaiteiros para nos representar. Então a nossa ideia é nós tentarmos formar um grupo que represente a Alta Lombada e também a cidade de Bragança”, salienta o autarca.
A reportagem sobre a Escola de Música Tradicional da Lombada para ouvir na Brigantia nas notícias das cinco da tarde e para ler na edição desta semana do Jornal Nordeste, amanhã nas bancas. Escrito por Brigantia