Escola de Bragança quer criar Centro Local de Apoio ao Imigrante

PUB.

Qua, 17/11/2010 - 11:22


Bragança vai ter um Centro Local de Apoio ao Imigrante. Pelo menos, esse é o objectivo da Escola Secundária Abade de Baçal, em parceria com o Centro Paroquial dos Santos Mártires.

Paulo Correia é o coordenador do projecto e diz que a candidatura já foi apresentada.

“Existia um em Macedo de Cavaleiros que funcionava muito mal. Na nossa região não existia nenhum Centro Local de Apoio ao Imigrante. Estamos à espera da aprovação”, revela.

Para já, apesar de ainda não estar aprovado, a Escola Secundária Abade de Baçal já começou a prestar algum apoio.

“Porque estes imigrantes têm muitos problemas. Alguns de desemprego, outros que não sabem ler nem escrever e precisam de auxílio para preenchimento de papéis do SEF. A escola está neste momento a fazer todo esse apoio, em colaboração com o centro dos Santos Mártires mas sem qualquer acordo, apenas por benevolência.”

Paulo Correia adianta ainda que serão várias as valências que este Centro Local de Apoio ao Imigrante vai poder prestar.

“Este projecto vai ter um apoio com uma psicóloga e um funcionário, que vão orientar em termos de desemprego, auxílio alimentar e outro género de auxílios. O funcionamento será durante o dia todo. Uma parte na escola e outra nos Santos Mártires. Envolve professores e psicólogos.”

Ainda não há uma data prevista para o arranque do projecto.

Escrito por Brigantia