PUB.

Escola de Bragança distinguida pela DREN

PUB.

Sex, 08/08/2008 - 07:47


A Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança foi distinguida pela DREN, Direcção Regional de Educação do Norte, no âmbito do projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo. O estabelecimento de ensino apresentou um projecto de voluntariado para a saúde, que foi escolhido entre 152 candidatos.

 

A iniciativa contou com o apoio da Sub-Região de Saúde de Bragança. Durante seis meses, trinta alunos desta escola fizeram trabalho de voluntariado na ajuda a idosos, nomeadamente na aldeia de Gostei, com a prestação de diversos serviços. “Os nossos alunos receberam formação e foram integrados numa equipa onde fizeram voluntariado nas aldeias aqui de Bragança, nomeadamente na aldeia de Gostei”, explica Carlos Fernandes, vice-presidente do conselho executivo da Escola Emídio Garcia referindo que o voluntariado foi feito “nas casas dos próprios idosos”. “Foi interessante”, considera Carlos Fernandes realçando que “os alunos acompanharam os idosos nas casas, ajudaram-nos a acender a lareira, ajudaram-nos a fazer o almoço, conversaram com eles, durante vários dias, integrando mesmo a equipa de voluntariado do centro de saúde”.    

  

Carlos Fernandes não tem dúvidas de que o projecto contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais idosas do concelho de Bragança. “Atendendo a que nós estamos inseridos numa zona onde a população geral caminha para o envelhecimento, temos consciência de que o projecto de voluntariado é muito importante e conseguiu dinamizar as comunidades mais envelhecidas da nossa zona”, defende o vice-presidente do conselho executivo da Escola Emídio Garcia.

 

Em Setembro, quatro escolas do Norte do país vão representar a região no Seminário do Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo, entre as quais a Escola Emídio Garcia de Bragança.