Equipas de Intervenção Permanente reuniram em Freixo para partilhar técnicas e melhorar socorro à população

PUB.

Seg, 29/04/2024 - 08:47


As equipas de intervenção permanente das corporações de bombeiros dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro estiveram reunidas, entre sexta-feira e domingo, em Freixo de Espada à Cinta

Com este primeiro encontro, a Protecção Civil teve como objectivo a troca de experiências entre as EIP, melhorando o socorro. “O facto dos vários elementos que constituem estas equipas dos diferentes corpos de bombeiros trabalharem muitas vezes em conjunto quando existem ocorrências de cariz operacional, vai permitir que ao conhecerem-se individualmente, ao poderem partilhar conhecimentos, técnicas e metodologias de trabalho possam prestar um socorro cada vez mais eficaz”, explicou o comandante sub-regional do Douro, Miguel Fonseca.

Entre bombeiros e organização, o encontro contou com a presença de 120 operacionais. Metade das 39 equipas de intervenção permanente da CIM Douro. Os restantes elementos irão encontrar-se em Torre de Moncorvo, entre 17 e 19 de Maio. “Achamos por bem dividir para não ter todos os operacionais empenhados em simultâneo no mesmo fim-de-semana, fragilizando um bocadinho aquilo que é o socorro na região. Ocorreu este primeiro momento este fim-de-semana. Teremos depois 150 elementos no fim-de-semana 17,18 e 19 de Maio, em Torre de Moncorvo, com o mesmo programa”, adiantou.

Cada equipa de intervenção permanente é composta por cinco bombeiros profissionais. Em todos os 19 concelhos que constituem a CIM Douro, Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, há EIP. Estas equipas são suportadas pela Protecção Civil e pelos municípios.

Escrito por Brigantia

Foto: Município de Freixo de Espada à Cinta

Jornalista: 
Ângela Pais