Qui, 19/02/2015 - 10:23
O programa EDP Solidária Barragens analisou nesta edição mais de 70 candidaturas e premiou no total 14 projectos.
O concelho de Macedo de Cavaleiros viu aprovados dois projectos, um deles é a criação de uma oficina de reparações móvel. O presidente do Município, Duarte Moreno, assegura que se trata de um carro que vai percorrer todo o concelho para ajudar quem mais precisa a fazer pequenas reparações domésticas.
“Um carro que há-de dar a volta ao nosso concelho e esse carro terá a forma de chegar às pessoas mais carenciadas, desde a substituição de qualquer telha à substituição de qualquer lâmpada. Vamos ter duas pessoas com essa unidade móvel a fazer esse trabalho”, explica o autarca.
Outro dos projecto que vai ser financiado pela eléctrica nacional é uma iniciativa da Associação Grupo Alma de Ferro, de Torre de Moncorvo, que pretende levar o teatro a todas as aldeias do concelho. De acordo com Abel Mesquita, membro da direcção do grupo, para isso é preciso uma viatura com palco móvel “para levar o teatro itinerante às freguesias, aos miúdos e à população idosa. Será uma forma de nos deslocarmos mais facilmente e terá um palco móvel para as localidades que não têm condições para receber o espectáculo. O impacto é sempre bom porque as populações aderem, também devido ao isolamento e levarmos uma coisa nova”, esclarece.
O projecto CUIDAR Alfândega Sénior da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé que prevê a extensão do apoio domiciliário já prestado também foi vencedor. A iniciativa está já no terreno desde 2011, agora candidatou-se a este programa para comprar uma carrinha, como explica o presidente da Liga dos Amigos, António Simões.
“Levamos os cuidados de saúde ao terreno, às pessoas, as consultas de fisioterapia, os psicólogos, psicomotricistas, e precisamos de colocar as pessoas nas terras onde trabalham e assim podemos alargar o nosso trabalho e área de actuação”, realça o responsável.
No distrito de Bragança, a 6ª edição do programa EDP Solidária Barragens apoia sete projectos sociais no total, nos concelhos de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
Escrito por Brigantia