E vão sete: Iniciativa Liberal também avança com candidatura à Assembleia Municipal de Mirandela nas autárquicas com Tiago Morais

PUB.

Qui, 14/08/2025 - 12:25


Apesar de ainda não revelar quais, o núcleo concelhio de Mirandela da IL garante que vai avançar com mais candidaturas

Afinal, há mais uma candidatura à Assembleia Municipal de Mirandela nas autárquicas de 12 de outubro. Eram seis, mas o Núcleo de Mirandela da Iniciativa Liberal (IL) acaba de anunciar, em comunicado, que também vai avançar com uma candidatura liderada por Tiago Morais, o Coordenador da estrutura concelhia do partido.

Tiago Morais, de 27 anos, natural de Mirandela é licenciado e Mestre em Biotecnologia. Estudante de Doutoramento em Química na Universidade de Aveiro e Universidade da Islândia.

É investigador e conta já com 8 artigos de investigação em revistas internacionais de ciência, assim como várias apresentações do seu trabalho científico pela Europa.

É também representante dos estudantes no Conselho de Ética da Universidade de Aveiro. Em Mirandela fez toda a sua formação até ao 12º ano e foi atleta do Sport Clube de Mirandela durante 11 anos.

Co-fundou e coordenou o projeto Alumni Mirandela entre 2020 e 2022, um projeto que visava mostrar o que os antigos alunos de Mirandela andavam a fazer após o secundário. Entrou para a Iniciativa Liberal em 2022. É atualmente Coordenador do Núcleo Territorial de Mirandela da Iniciativa Liberal, núcleo que fundou em 2024.

Recorde-se que a IL de Mirandela fazia parte de uma coligação com o PSD e o CDS local, formalizada no dia 23 de maio, mas, em meados do passado mês de julho, tomou a decisão de “não avançar com a coligação” que suportava o apoio a Paulo Pinto na corrida à presidência da Câmara de Mirandela, bem como as restantes candidaturas, dado que o acordo abrangia todas as candidaturas aos órgãos autárquicos no concelho mirandelense.

Na altura, num curto comunicado, a concelhia da Iniciativa Liberal justificou esta decisão pelo facto de, “após vários meses de diálogo e trabalho conjunto, verificou-se uma alteração repentina do acordo inicial, o que quebrou a confiança mútua e inviabilizou a concretização do projeto comum inicialmente previsto”.

Agora adianta que avança com esta candidatura que visa “lutar pela representação da Iniciativa Liberal na Assembleia Municipal de Mirandela, com o compromisso de fazer uma campanha sempre pela positiva, apresentando as ideias liberais para o concelho. Mirandela precisa de uma discussão séria sobre o seu presente e futuro. Mirandela precisa de menos guerras partidárias e mais ideias, e é para isso que entramos nestas autárquicas”, explica o comunicado da IL.

Entretanto, a concelhia diz que “não será o único órgão ao qual a Iniciativa Liberal se candidatará nestas eleições, pelo que anunciaremos as restantes nos próximos dias”.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)