Documentário defende manutenção da linha do Tua

PUB.

Seg, 19/10/2009 - 10:05


Um realizador português fez um documentário em que defende a preservação da linha do Tua. Com este trabalho, Jorge Pelicano quer dar voz a quem depende daquela ferrovia.  

A construção da barragem de Foz Tua vai inundar 16 quilómetros da linha, impedindo a circulação das carruagens.

O filme chama-se “Pare, Escute e Olhe” e objectivo é pôr os políticos a pensar sobre a linha.

“O nosso objectivo não é criticar os políticos, o objectivo é que reflictam nas decisões de tomam pois elas são importantes para a vida das pessoas” afirma. “Por isso é que o filme se chama ‘Pare, Escute e Olhe’” acrescenta, salientando que “nós vamos tentar com que os políticos parem um pouso, escutem a voz do povo e olhem para aquela região”.

 

Em declarações à SIC, Jorge Pelicano, diz que um dos problemas daquela linha é o investimento reduzido.

“É verdade que o comboio não leva tanta gente” admite. “Por aquilo que nós assistimos quando lá estávamos em rodagem leva, em média, cerca de 50 a 60 pessoas por dia” refere. “Mas aquilo que o filme mostra é porque é que o comboio tem pouca gente e a resposta é fácil” considera. “Ao logo deste últimos anos, o investimento que houve naquela linha-férrea e naquele comboio foi muito deficitário” justifica.

 

Prova disso são os acidentes ocorridos naquela linha, que causaram quatro vítimas mortais nos últimos dois anos e que também são retratados neste trabalho.

O documentário que está ainda hoje em exibição no Doc Lisboa capta a beleza de uma zona que vai ficar inundada com a construção de uma barragem.

Escrito por Brigantia