Distrito de Bragança vai ter 12 equipas de bombeiros profissionais

PUB.

Ter, 09/12/2008 - 08:22


Hoje pode ser dado o primeiro passo para a criação de equipas permanentes de bombeiros profissionais no distrito de Bragança. O secretário de estado da Protecção Civil reúne-se com os doze presidentes de câmara para discutir essa intenção.  

O Governador Civil de Bragança estima que possam vir a ser profissionalizados 60 bombeiros em todo o distrito. “Prevemos criar doze equipas permanentes, mas primeiro vamos ver quais são as autarquias que aderem porque isto é um programa entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios” explica Jorge Gomes acrescentando que cada equipa terá cinco elementos.

 

Na corporação de Bragança já existem bombeiros profissionais. “Já temos oito elementos profissionais, sete são pagos pelo Serviço Nacional de Bombeiros e pela autarquia e o outro é pela associação humanitária” refere Rui Correia, o presidente.

Ainda assim, este responsável revela que “nós candidatamo-nos a essas equipas que o Governo quer formar”.

 

O tema abordado no dia das cerimónias em honra da padroeira dos bombeiros de Bragança.

Uma ocasião aproveitada para baptizar duas novas ambulâncias de transporte de doentes adquiridas pela associação e que custaram 90 mil euros. “Temos uma parceria com o Centro Hospitalar do Nordeste e servem para dar melhores condições aos doentes bem como para substituir a frota que já tem muitos quilómetros” afirma Rui Correia acrescentando que desde que tomou posse na associação, há cerca de um ano e meio, já foram adquiridas quatro ambulâncias “e por isso agora não precisamos de mais”.

 

Neste dia, a associação aproveitou para reivindicar mais um limpa-neves.

A corporação dispõe de um mecanismo que, adaptado a uma viatura, ajuda a limpar a neve das estradas, mas considera que não é suficiente.

 

Sobre este assunto, o Governador Civil diz que “é uma situação que tem de ser bem analisada apesar de eu já ter reclamado a vinda de meios e ainda não consegui” afirma Jorge Gomes salientando que “não desisto e espero ainda conseguir”.

 

Jorge Gomes lembra ainda que a partir do momento em que sejam adjudicadas a A4, IP2 e IC5, a responsabilidade de limpar a neve nestas vias passa a ser dos respectivos concessionários.