Dispositivo de combate a incêndios deste ano foi reforçado no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 12/06/2019 - 09:34


Entidades revelam que estão preparadas a contar que o verão seja complicado

Noel Afonso, Comandante Operacional Distrital de Bragança, explica que estão a contar com um total de 533 operacionais apoiados por 130 veículos, 14 máquinas de rasto, e "este é o número mais expressivo de todo o território nacional", e "conta ainda com três meios aéreos, dois de ataque inicial e um para ataque ampliado”.

Miguel Gonçalves, da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, explica que há, neste momento, mais e melhor investimento na prevenção de incêndios. "Fizemos um forte investimento na maquinaria pesada e em tractores, para dar apoio a outra área em que nos últimos tempos foi feito um reforço com as equipas de sapadores florestais e as do Corpo Nacional de Agentes Florestais. São os meios que nos permitem actuar no terreno de uma forma mais eficaz".

As autarquias têm dado uma ajuda importante desde o ano passado. Os proprietários são notificados para limpar as matas e criar faixas de protecção. Se não o fizerem, são as Câmaras a avançar. Em Mirandela, por exemplo, a sensibilização tem dado frutos, de acordo com Júlia Rodrigues, presidente da câmara. "Cada vez mais os proprietários estão a responder positivamente às notificações, e por isso existe uma auto-consciência da sociedade em geral de que isto é uma obrigação de todos. Não pode ser só o Estado, os privados também têm que estar atentos ".

Para os mais distraídos, Hernâni Martins, relações públicas da GNR de Bragança, insiste que é preciso limpar os terrenos à volta das casas para evitar que os incêndios coloquem em perigo pessoas e bens. "Tal como acontece no concelho de Mirandela, existindo um plano municipal da defesa da floresta contra incêndios aprovado, os 100 metros à volta do aglomerado populacional e a distância à voltas das habitações isoladas, efectivamente é obrigatório limpar. Caso contrário, poderão vir a ser multados".

Aviso feito durante o debate da “Mostra” da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, sobre o papel dos municípios na defesa da floresta contra incêndios.

Escrito por Rádio Ansiães