Direcção Regional de Cultural do Norte reedita Cancioneiro Tradicional Mirandês

PUB.

Qui, 23/09/2021 - 09:02


O Cancioneiro Tradicional Mirandês, esgotado há 40 anos, foi reeditado pela Direcção Regional de Cultural do Norte. 

A chamada “bíblia etnográfica” de Miranda do Douro contempla músicas, danças, coreografias, tradições e memórias de 40 anos e é composta por dois volumes. Segundo a directora do Museu Terra de Miranda, Celina Pinto, esta reedição tem um gosto particular. “Tem um significado diferente, porque é um trabalho de recolha e levantamento no terreno realizada pelo fundador deste museu, por isso olhamos para a reedição com um certo carinho”, referiu.

A reedição foi feita ao abrigo do Projecto Territórios Musicais – TERMUS, que está a decorrer desde 2019 e termina este ano. Para além da reedição do Cancioneiro Mirandês, o museu, em parceria com Zamora, está ainda a realizar uma pesquisa sobre a evolução da música popular na zona raiana. “Estamos a fazer uma outra investigação e a registar o que encontramos neste momento no terreno”, sublinhou.

No âmbito deste projecto, o museu espera ainda fazer congressos, concertos e um catálogo com todas as pesquisas realizadas sobre a música popular. O Cancioneiro Tradicional Mirandês foi publicado na década de 80 e reporta 40 anos de memórias. Foi agora reeditado pela Direcção Regional de Cultural do Norte, da qual o Museu Terra de Miranda faz parte. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais