Sex, 27/03/2015 - 11:00
A Diputación da Província de Zamora aprovou esta semana uma deliberação a defender a construção desta via e a sua inclusão no plano regional de estradas da Junta de Castela e Leão, para ser concretizada com recurso a financiamento do quadro comunitário 2014-2020.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, acredita que esta união de esforços pode acelerar o processo para a concretização desta obra.
“Acho que esta congregação de vontades levará seguramente a que a estrada possa ser realizada a curto prazo, que é isso que nós esperamos. Creio que será isso também que está subjacente a esta deliberação que foi tomada em Zamora no sentido de essa deliberação também chegar aos dois lados da fronteira para que seja efectivada esta ligação, tão importante que é para os dois lados da fronteira”, realça o autarca.
Hernâni Dias lembra que há estudos que comprovam uma redução de distâncias entre os portos do Norte de Portugal e Espanha com a construção desta ligação.
“Os estudos que nós dispomos apontam para que as mercadorias vindas do porto de Leixões para os portos do Norte de Espanha, vindo por este traçado, há uma poupança de 70 quilómetros em cada viagem. Se juntarmos essa componente de poupança de combustível e tudo que está associado às questões ambientais percebemos bem a importância desta ligação Bragança-Puebla de Sanábria”, salienta o edil.
O investimento estimado para a concretização de uma nova estrada para ligar Bragança a Puebla de Sanábria é de 30 milhões de euros.
Escrito por Brigantia