Diocese Bragança-Miranda já tem uma basílica

PUB.

Seg, 14/07/2014 - 11:28


  A Diocese de Bragança Miranda já tem a sua primeira basílica. O decreto enviado a partir do Vaticano e que atribui o título de basílica menor à Igreja de Santo Cristo de Outeiro, no concelho de Bragança, foi lido neste templo, no sábado, pelo bispo diocesano.  

O pedido formal foi endereçado à Santa Sé no passado dia 5 de Maio. A aprovação foi rápida mas Dom José Cordeiro salienta que este era um desejo com mais de 30 anos.
“Em 1983 no Ano Santo da Redenção, o bispo de então, D. António Rafael quis valorizar muito a igreja-santuário de Santo Cristo de Outeiro e congregou para ali tudo o que na diocese havia de movimentos, de espiritualidade em torno do coração de Jesus e surgiu a ideia de atribuir àquela igreja o título de basílica, mas não passou de desejo e foi sendo acalentado ao longo destes 30 anos. No ano passado, no dia 3 de Maio de 2013, aquando da celebração dos 300 anos da dedicação daquela igreja-santuário veio de novo essa ideia e iniciamos o processo”, recorda.
Esta é a primeira basílica numa aldeia em Portugal e a única na Diocese Bragança-Miranda. O bispo desta diocese salienta que o título de basílica significa mais responsabilidade mas poderá também dinamizar o turismo do concelho de Bragança.
“É uma honra e é uma responsabilidade. Terá de ser exemplar no que diz respeito à acção pastoral e litúrgica espiritual e algumas celebrações que estão consignadas ao longo do ano e, de um modo especial a 8 de Novembro que será o dia de aniversário da basílica, a 14 de Setembro que é o dia litúrgico da exaltação da santa Cruz e mantendo também o 3 de Maio que é o dia em que habitualmente acontece a grande festa no Santuário de Outeiro. Não sendo essa a razão principal, gostaríamos também que ajude ao turismo, ao desenvolvimento integral da nossa região e de um modo especial da aldeia de Outeiro e do concelho de Bragança”, salienta.
Já os habitantes de Outeiro acreditam que o título atribuído pelo Papa Francisco será uma mais-valia para a aldeia, cada vez mais envelhecida.
“Acho que é bom porque dá valor à aldeia e até ao concelho. É uma igreja com uma categoria elevada. Têm passado por aqui bastantes visitantes e julgo que devem vir muitos mais agora”, considera Alfredo Martins.
“É uma grande alegria para a povoação. Aqui praticamente já só há pessoas com mais de 65 anos . Esta é uma igreja muito importante. Toda a gente se admira como é que existe uma igreja destas numa aldeia”, acrescenta Ana Maria Rodrigues
Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas em consideradas importantes pela veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica ou beleza artística da sua arquitectura e decoração.
Actualmente existem mais de 1500 basílicas menores espalhadas pelo mundo, a de Outeiro passa a ser a 14ª em Portugal.
Já basílicas maiores ou patriarcais, existem apenas quatro, em Roma.
A celebração solene da promulgação do título de basílica à igreja de Santo Cristo de Outeiro será no dia 8 de Novembro, durante as comemorações dos 500 anos da atribuição de foral a esta localidade.
Escrito por Brigantia