Dia Internacional dos Museus também é assinalado no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 18/05/2016 - 11:59


 Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Museus. 79 museus, monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam este ano com centenas actividades.  

No distrito de Bragança, também há museus que não querem deixar passar o dia em branco e convidam a comunidade a conhecer melhor estes espaços culturais.
Concertos, apresentações de livros ou visitas guiadas, são apenas algumas das sugestões. Logo pela manhã, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Bragança promovem uma actividade intergeracional relacionada com a olaria, no Museu etnográfico Dr Belarmino Afonso. Ás 11 da manhã é apresentado o guia “Museus do Norte de Portugal”, pela Entidade Regional do Turismo Porto e do Norte, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Se pretender acompanhar uma vista guiada a este espaço cultural, poderá fazê-lo às 15 horas, altura em que pode também fazer uma visita/jogo às exposições patentes.
Ás 21h30 e 23h30 pode também fazer uma visita/jogo para pais e filhos ou uma visita livre às exposições de Graça Morais e Jorge Perianes. Ainda às 21h30 pode assistir à conversa com Ana Pedrosa. Pode ainda assistir ao Concerto d’ Os Príncipes, marcado para as 22 horas, também no Centro de Arte Contemporânea. Ainda em Bragança, o Museu do Abade de Baçal propõe o concerto "BOOOM" protagonizado pelo grupo "100 voices" no jardim do museu.
Em Vinhais, há um espectáculo no Museu de Arte Sacra, com início às 21h30. Trata-se de um concerto encenado em colaboração com o Conservatório de Música e Dança de Bragança e a companhia de Teatro Filandorra, que será uma espécie de visita guiada ao espaço, com a dramatização da história e lendas associadas ao convento de S. Francisco.
Já no concelho de Alfândega da Fé, o dia Internacional dos Museus é assinalado no Centro de Interpretação do Território, em Sambade, com a “Hora do Conto” às 15 horas, onde Virgínia Azevedo conta “Histórias de gente Simples” e às 18 horas decorre uma caminhada pela aldeia de Sambade, explorando os pontos turísticos e culturais da localidade.

Escrito por Brigantia