PUB.

Deslizamento de terras na linha do Tua fere trabalhadores da REFER

PUB.

Qui, 10/04/2008 - 21:30


Uma dresina da Refer descarrilou hoje de manhã na linha do Tua, a cerca de dois quilómetros da estação de Foz-Tua. O acidente deu-se por volta das 10 horas da manhã. Provocou três feridos ligeiros, todos funcionários da Refer, e interrompeu a circulação na linha do Tua. O descarrilamento do veículo de inspecção ficou mais uma vez a dever-se à queda de pedras para a linha. A máquina terá embatido contra um pedregulho mas, por sorte, não caiu para rio, ao longo de uma ravina com cerca de 50 metros.

Os três feridos foram transportados pelos bombeiros de S. Mamede de Ribatua para o centro de saúde de Alijó e posteriormente foram transferidos para o Hospital de Vila Real, apenas por precaução.

Os três homens, dois de Mirandela e um do Vieiro (Vila Flor), faziam a supervisão matinal da Linha do Tua, de forma a detectar alguma falta de segurança.

A viagem do Metro de Mirandela, que chega à estação de Foz-Tua cerca do meio-dia, já não chegou a completar-se.

Segundo a Refer, a circulação ferroviária no troço entre Santa Luzia e Foz-Tua foi temporariamente suspensa estando a ser efectuado transbordo rodoviário entre Brunheda e Tua.

A Linha do Tua fica novamente interrompida no troço mais espectacular e perigoso. A circulação do metro de Mirandela tinha sido retomada no dia 28 de Janeiro, quase um ano depois do acidente de 12 de Fevereiro de 2007 em que morreram três pessoas.

Entretanto, o Partido Ecologista “Os Verdes”, que defendem a manutenção da linha, contra a construção de uma barragem, já lamentaram o acidente de hoje.

Os Verdes consideram que é normal o deslizamento de terra e pedras para linhas de montanha, o que na sua opinião vem provar que é necessário mais investimento para melhorar a segurança.

Desejam ainda que este acidente não seja aproveitado como pretexto para encerrar de vez a linha.