Sex, 11/07/2014 - 10:10
O presidente da Assembleia Municipal, José Mário Leite, explica que a ideia é que todos os intervenientes sejam tratados de forma igual. “ O motivo é sobretudo dignificar a função e a situação de deputado e de vereador municipal. Entendemos que esse é o maior grau que se pode ter dentro da Assembleia Municipal e dentro da Câmara Municipal. E uma forma de demonstrar isso é abolir todos os outros títulos de forma a que a Assembleia seja feita no bom espírito republicano, constituída por mulheres e homens livres fraternos e iguais”, considera.
Os deputados municipais querem assim abolir os títulos académicos na Assembleia e na Câmara Municipal. José Mário Leite vê, no entanto, com bons olhos que essa medida se aplique também fora destas estruturas autárquicas.
“Se este movimento resultar num movimento mais alargado e que possa de alguma forma conduzir à abolição dos títulos académicos noutras circunstâncias, a assembleia não tem nada a ver com isso mas, pela minha parte verei isso com bom gosto”, admite.
Na última Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo ficou ainda decido que este órgão vai passar a ser descentralizado. O objectivo é abrir a participação a mais cidadãos do concelho.
Seguindo esta política de descentralização, a próxima Assembleia de Torre de Moncorvo, que se realiza em Setembro, será na freguesia de Lousa. Escrito por Brigantia.