Deputados Municipais de Torre de Moncorvo deixam de ser tratados pelo título académico

PUB.

Sex, 11/07/2014 - 10:10


  Os deputados da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo deixaram de ser tratados pelo título académico. Na última assembleia ficou decidido por unanimidade que tratar os deputados por doutor ou engenheiro faz parte do passado. 

O presidente da Assembleia Municipal, José Mário Leite, explica que a ideia é que todos os intervenientes sejam tratados de forma igual. “ O motivo é sobretudo dignificar a função e a situação de deputado e de vereador municipal. Entendemos que esse é o maior grau que se pode ter dentro da Assembleia Municipal e dentro da Câmara Municipal. E uma forma de demonstrar isso é abolir todos os outros títulos de forma a que a Assembleia seja feita no bom espírito republicano, constituída por mulheres e homens livres fraternos e iguais”, considera.
Os deputados municipais querem assim abolir os títulos académicos na Assembleia e na Câmara Municipal. José Mário Leite vê, no entanto, com bons olhos que essa medida se aplique também fora destas estruturas autárquicas.
“Se este movimento resultar num movimento mais alargado e que possa de alguma forma conduzir à abolição dos títulos académicos noutras circunstâncias, a assembleia não tem nada a ver com isso mas, pela minha parte verei isso com bom gosto”, admite.
Na última Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo ficou ainda decido que este órgão vai passar a ser descentralizado. O objectivo é abrir a participação a mais cidadãos do concelho.
Seguindo esta política de descentralização, a próxima Assembleia de Torre de Moncorvo, que se realiza em Setembro, será na freguesia de Lousa. Escrito por Brigantia.