DECO e Resíduos do Nordeste apelam à poupança de energia

PUB.

Sex, 03/10/2008 - 08:17


A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) e a Resíduos do Nordeste uniram esforços para promover a sensibilização ambiental e poupança de energia, sobretudo entre a comunidade escolar. Ontem, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, os professores assistiram a uma acção de sensibilização no sentido de dinamizarem actividades com os alunos que promovam a poupança energética.  

A acção de sensibilização insere-se no plano de sensibilização ambiental para 2009 da Resíduos do Nordeste. “É uma acção destinada aos professores do 1º e 2º ciclos para dinamizarem iniciativas, através de uma forma lúdico-pedagógica, transmitindo conceitos sobre eficiência energética e a adopção de novos hábitos” refere o director da empresa, Paulo Praça. A campanha inclui outras acções “direccionadas para as escolas como é o caso da recolha selectiva de pilhas e a introdução da temática da compostagem doméstica”.

 

Os professores receberam ainda material pedagógico para usarem nas aulas.

A coordenadora do projecto eco-escolas na secundária Emídio Garcia, explica que para pôr em prática as acções junto dos alunos vai ser feita “a separação dos resíduos para posterior reciclagem, compostagem, recolha de pilhas e óleos usados”. Célia Costa, acrescenta que estas acções podem ser executadas através das “actividades extra-curriculares ou durante as aulas, nomeadamente durante a Área de Projecto e Formação Cívica”.

 

A Câmara Municipal de Bragança também se associou à iniciativa.

O vereador Nuno Cristóvão destaca que a autarquia “tem seguido esta tendência de eficiência energética como é o aquecimento solar da água das piscinas”. Por outro lado, “há um projecto para haver uma redução de consumo energético no edifício da própria câmara através da substituição de lâmpadas” afirma o responsável.

 

Esta acção da Resíduos do Nordeste e da DECO vai passar ainda por várias escolas transmontanas.

A próxima é a E/B 2,3 de Vimioso.