PUB.

Curso de porcelana e cerâmica para idosos disponível em Bragança

PUB.

Qui, 15/05/2008 - 07:52


80 Idosos do Concelho de Bragança estão a frequentar o curso de porcelana e cerâmica, organizado pela Junta de Freguesia da Sé. Espanta-espíritos, candeeiros, peças de decoração são muitos os objectos que os alunos do curso estão a aprender a fazer.

Várias instituições de solidariedade social do concelho participam neste projecto.

Os cursos para idosos decorrem pela terceira edição consecutiva, no entanto é a primeira vez que se realiza um curso nesta área.

 

A Brigantia foi assistir a uma aula dos alunos do Lar da Santa Casa da Misericórdia.

Com as mãos no barro e com muita boa-disposição lá foram contando o que estavam a fazer. “Eu já fiz esta pecinhas todas para fazer este candeeiros, não sei se estarão bem”, conta uma das alunas. “Estou a gostar mas fica mal, não estão a sair bem, não vejo bem”, revela outra das participantes do curso para idosos.

 

A professora Ofélia Marrão não tem dúvidas de que a maioria dos idosos está a gostar de frequentar o curso. “A maioria está muito receptiva, já temos muito materiais feitos na área da cerâmica, porque que tem a ver com as mãos, com o apalpar, com o tocar”, explica a docente.

Paulo Xavier, presidente da Junta de freguesia da Sé diz que é uma oportunidade que está acessível a todos os idosos do concelho. “É uma oportunidade para os idosos sentirem-se úteis, validos, criativos”, salienta Paulo Xavier considerando que “é uma actividade de colaboração com instituições de solidariedade de Bragança, que também é abrangente ao resto do concelho”.

 

O curso de porcelana e cerâmica para idosos vai decorrer até ao dia 6 de Junho. Os objectos feitos ao longo do curso vão ser expostos no “Encontro de Artes Tradicionais” que vai ser organizado no Centro Cultural de Bragança de 11 a 13 de Junho.