Cruz Vermelha quer construir lar de idosos

PUB.

Seg, 30/11/2009 - 09:25


A delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa quer criar um lar residencial para idosos. Um projecto que a nova direcção quer concretizar nos próximos anos.  

Com este lar, a delegação quer dar resposta a necessidades sociais relacionadas sobretudo com a terceira idade.

“É uma voante desta nova direcção arranjar estruturas físicas diferentes da actual sede para outras respostas sociais, mas ainda está tudo numa fase muito inicial” adianta o presidente da delegação acrescentando que “será talvez para a população idosa, uma resposta no âmbito de lar residencial ou unidade de cuidados continuados”. “Andamos a estudar hipóteses, pois terá de haver uma parceria com a Segurança Social e outras entidades”.

 

A novidade foi avançada por Joaquim Queirós durante a sua tomada de posse como presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa.

Sucede a si próprio, mas até aqui assumia funções numa comissão administrativa.

 

A delegação está neste momento a tentar ajudar 12 famílias em dificuldades para pagar a renda de casa ou a prestação do crédito à habitação.

Uma resposta que surge através do projecto “País Solidário” envolvendo ainda a Fundação Calouste Gulbenkian, o Banco Alimentar Contra a Fome, Fundação EDP e Millenium BCP.

“Estamos a instruir os processo de ajuda a pessoas que neste momento em pagar as rendas e empréstimos bancários” adianta Joaquim Queirós. “Temos 12 famílias que entraram em contacto com a instituição e penso que na próxima semana os processos estarão concluídos para serem enviados para o decisor final”.

Joaquim Queirós salienta que se trata de “ajuda financeira efectiva para pagamento de rendas, empréstimos bancários, lares e até de creches”.

 

A delegação de Bragança vai ainda fazer uma recolha de alimentos no próximo sábado nos hipermercados da cidade para depois distribuir aos mais carenciados por altura do Natal.

Escrito por Brigantia