Crise faz aumentar pedidos de manuais escolares à câmara de Bragança

PUB.

Ter, 18/09/2012 - 17:33


Aumentaram os pedidos de apoio para a obtenção de manuais escolares.A câmara de Bragança recebeu este ano mais solicitações de pais em dificuldades.Ao todo, numa primeira fase, 429 crianças foram beneficiadas, num universo de 1013 alunos a frequentar o primeiro ciclo no concelho. 

“O número de pais de alunos que procuram apoio cresceu ligeiramente, mas não de forma muito significativa. São cerca de 50% da totalidade dos alunos do primeiro ciclo”, refere o presidente da câmara que entregou esta manhã os manuais escolares aos alunos do Centro Escolar de Santa Maria. “Apesar do agravamento da crise seria espectável que o número tivesse subido, mas felizmente não foi assim”, acrescenta.Os apoios são atribuídos em função dos rendimentos das famílias e são definidos dois níveis de ajuda: um de isenção e outro de redução do preço em 50%.Mas a autarquia também atribuiu apoios a outros níveis.“Desde o pré-escolar ao primeiro ciclo, damos suplementos alimentares a meio da manhã ou a meio da tarde, para além da refeição normal”, afirma Jorge Nunes. Esse suplemento “pode ser cedido gratuitamente, ou não, conforme a situação socioeconómica”.E pelo segundo ano consecutivo, o concelho registou um aumento do número de alunos a frequentar o primeiro ciclo.“Este ano lectivo, no conjunto do pré-escolar e do primeiro ciclo, o número de alunos cresceu. É o segundo ano consecutivo de crescimento”, revela o autarca. “No ano passado houve mais 79 alunos e este ano são mais 24”, conclui.

A câmara de Bragança investe cerca de 15 mil euros nos livros na atribuição de manuais escolares às crianças mais carenciadas.

Escrito por Brigantia