Crise espanhola compromete prolongamento da linha do Douro

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Qua, 16/09/2009 - 09:53


A continuação da linha do Douro até Salamanca pode estar comprometida pela gravidade da crise económica em Espanha. Menos de uma semana depois do acordo celebrado entre várias entidades públicas portuguesas, para reabilitar o troço da ferrovia entre Pocinho e Barca de Alva, o presidente da CCDRN, Carlos Lage, foi ontem a Valladolid, em Espanha, sensibilizar a Junta de Castilla e León para a necessidade de dar continuidade à obra do outro lado da fronteira.  

Só que em Espanha a crise é ainda mais aguda que em Portugal, o que poderá fazer adiar o investimento na linha.

“Neste momento a Espanha está a viver grandes dificuldades para financiar as despesas de saúde, educação e segurança social, havendo um certo risco de contenção nos próximos tempos que pode atrasar a reabilitação da linha entre Barca de Alva e Salamanca” refere Carlos Lage, mostrando-se convicto de que “poderemos encontrar a resposta adequada do lado de lá”.

 

O presidente da CCDRN participou no plenário da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal - Castela e Leão, realizada, ontem, em Valladolid, e foi lá que também chamou a atenção da Junta Autonómica para a necessidade de ligar Bragança a Zamora por auto-estrada, pois do lado português estão em construção o Túnel do Marão e a Auto-estrada Transmontana.

 

“Estamos perante uma situação que precisa de ser muito equacionada pelo governo central espanhol” admite, salientando que “a grande barreira do Marão já está a ser furada e vai ser percorrida por uma auto-estrada até Bragança e do lado de lá teremos ainda um troço de estrada com duas vias em cada sentido”.

 

Na reunião de ontem foi aprovado o primeiro Plano Estratégico de Cooperação entre o Norte de Portugal e Castilla e León.

Tem como ponto comum o desenvolvimento integrado do vale do Douro/Duero com base nos recursos turísticos, enológicos e de património classificado vale do rio Douro, entre outras potencialidades.

Escrito por CIR