Qua, 16/09/2009 - 09:53
Só que em Espanha a crise é ainda mais aguda que em Portugal, o que poderá fazer adiar o investimento na linha.
“Neste momento a Espanha está a viver grandes dificuldades para financiar as despesas de saúde, educação e segurança social, havendo um certo risco de contenção nos próximos tempos que pode atrasar a reabilitação da linha entre Barca de Alva e Salamanca” refere Carlos Lage, mostrando-se convicto de que “poderemos encontrar a resposta adequada do lado de lá”.
O presidente da CCDRN participou no plenário da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal - Castela e Leão, realizada, ontem, em Valladolid, e foi lá que também chamou a atenção da Junta Autonómica para a necessidade de ligar Bragança a Zamora por auto-estrada, pois do lado português estão em construção o Túnel do Marão e a Auto-estrada Transmontana.
“Estamos perante uma situação que precisa de ser muito equacionada pelo governo central espanhol” admite, salientando que “a grande barreira do Marão já está a ser furada e vai ser percorrida por uma auto-estrada até Bragança e do lado de lá teremos ainda um troço de estrada com duas vias em cada sentido”.
Na reunião de ontem foi aprovado o primeiro Plano Estratégico de Cooperação entre o Norte de Portugal e Castilla e León.
Tem como ponto comum o desenvolvimento integrado do vale do Douro/Duero com base nos recursos turísticos, enológicos e de património classificado vale do rio Douro, entre outras potencialidades.
Escrito por CIR