Crianças do distrito de Bragança já aprendem a ser condutores responsáveis

PUB.

Qui, 19/11/2009 - 11:12


O Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros, recebeu ontem a Escola de Trânsito da GNR.  

As crianças da instituição aprenderam algumas regras básicas de trânsito e a brincar receberam das autoridades ensinamentos a aplicar de futuro como condutores e no dia-a-dia como peões.

Formar os jovens de hoje para melhorar as atitudes na estrada dos condutores de amanhã.

A Escola de Trânsito da GNR esteve no D. Abílio Vaz das Neves com uma cidade fictícia, com ruas, cruzamentos, rotundas e sinalização.

No fundo, um cenário montado daquilo que pode ser a realidade viária do comum cidadão.

 “O objectivo principal é sensibilizar as crianças para os perigos de andar na estrada tanto na condução como peões. Funciona a nível distrital e pode ser posta a funcionar em qualquer ponto.

António Valadares, sargento-ajudante da GNR.

Para os jovens é uma festa, mas a mensagem é melhor recebida do que a tradicional formação em sala de aula.

“É sempre uma festa para eles. Estavam cheios de vontade de entrar dentro da pista e andar nos carrinhos. É para termos melhores condutores e melhores peões.”

A Escola de Trânsito da GNR é uma ideia que saiu do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária, composto não só pelas forças de segurança, mas também pelo INEM, pelas Estradas de Portugal e ainda pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Em Macedo de Cavaleiros esteve ontem, como já tinha estado no Dia Mundial da Criança e o objectivo é que vá circulando por todos os concelhos do distrito de Bragança.

Escrito por CIR