PUB.

Criada linha de apoio psicológico em Mirandela

PUB.

Qui, 26/03/2020 - 09:08


Um conjunto de psicólogos voluntários criou, em Mirandela, uma linha de apoio psicológico, face à situação de pandemia que se está a viver.

A linha “Estamos Ligados” foi criada pela Matiz - Associação para a Promoção da Saúde Mental e, segundo a presidente da entidade, Sara Araújo, pretende-se ajudar as pessoas que desenvolvam sentimentos de angústia, medo, insegurança, solidão ou ansiedade, decorrente do momento vivido.

“Quando este tipo de emoções começa a ocupar uma grande parte do dia estamos a falar de uma reacção que está a ter um impacto negativo no dia-a-dia das pessoas e, portanto, é preciso cuidar e é nesse sentido que facultamos ajuda”, explicou.

A linha foi criada em conjunto com a câmara municipal de Mirandela e está disponível para as pessoas do concelho. Ainda assim, segundo Sara Araújo, que admite que podem surgir várias fragilidades pelo medo de contágio, a linha pode ser alargada a outros concelhos do distrito.

“Estamos a equacionar ao fim de uma semana fazer um balanço e eventualmente disponibilizar a linha para outros concelhos da nossa região”.

A Matiz, que existe desde 2017, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que está relacionada com a promoção da saúde mental. Segundo Sara Araújo, a linha também está alinhada com o que é a missão da associação.

A linha funciona de segunda-feira a sábado, entre as 14 e as 16 horas, e está disponível no número 910 516 237. Também em Alfândega da Fé foi criada uma linha verde, com o intuito de continuar a dar respostas à população local e para situações de emergência e necessidade relacionadas com o vírus. As chamadas são grátis e o serviço está disponível 24 horas por dia, através do número 800 210 109.

Escrito por Brigantia

Foto: Município Mirandela

Jornalista: 
Carina Alves