Criada formação de professores de mirandês para garantir ensino da língua nas escolas

PUB.

Ter, 26/09/2017 - 10:32


Foi assinado, ontem, o protocolo entre o município de Miranda do Douro, o ministério da Educação e a Universidade de Coimbra para reforçar o projecto-piloto que visa o ensino e a aprendizagem da língua e cultura mirandesas. O presidente da câmara municipal, Artur Nunes, refere que este é um projecto importante para o reconhecimento desta língua.

“É uma grande honra que o governo tenha apoiado o protocolo e também o reconhecimento do próprio ministério da Educação sendo o mirandês a segunda língua oficial em Portugal”,

Este é um passo importante para a oficialização do mirandês no âmbito curricular, oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação e validados por uma das mais conceituadas instituições de ensino superior, a Universidade Coimbra.             

“O que havia até agora era um plano especial, que a própria escola tinha de fazer, para os professores de mirandês. Agora com a assinatura do protocolo todo o processo vai ser mais simples”, explicou.

Também presente na cerimónia esteve a subdirectora da direcção geral da educação, Eulália Alexandre, que frisou a importância deste protocolo para garantir a continuidade do ensino do mirandês no agrupamento de escolas de Miranda do Douro:

“Temos já um projecto-piloto com a escola e é permitido o ensino e a aprendizagem do mirandês língua e cultura, mas extra-curricular. Neste momento o que nos foi colocado era a necessidade de haver mais professores formados para dar continuidade ao projecto”, destacou.

Eulália Alexandre sublinhou ainda a necessidade de se apostar na sua divulgação e preservação da língua mirandesa. Escrito por Brigantia.