PUB.

Covid-19: Cerca sanitária a Bragança está fora de questão

PUB.

Ter, 13/10/2020 - 18:03


Depois de terem surgido alguns comentários, entre a população, acerca de uma possível cerca sanitária a Bragança, o presidente da câmara, Hernâni Dias, afirma que essa situação não está sequer em cima da mesa

O autarca afirma que pandemia em Bragança não justifica um cerca sanitário à cidade. “Acabei de falar com o secretário de Estado que tem a coordenação da região norte e estive a abordar este assunto. Ele mesmo me confirmou que não há, nem nunca houve, nenhum tipo de conversa sobre essa situação, nem a situação da pandemia em Bragança justifica tal cerca. Gostaria de deixar aqui esta mensagem de calma”.

O autarca apela a que se continuem a tomar os devidos cuidados. “Depende muito daquilo que cada um de nós tiver como atitude. Apelo, novamente, ao uso da máscara, mesmo na rua, para que as pessoas façam a higienização das mãos com frequência, que evitem os ajuntamentos e que respeitem todas as regras definidas pela Direcção-Geral de Saúde”.

Hernâni Dias também confirmou que na câmara de Bragança já há alguns funcionários infectados. “Creio que são quatro ou cinco trabalhadores infectados, embora tenhamos todas as medidas tomadas desde há muito tempo, nomeadamente horários desfasados, pessoas devidamente distanciadas e com a colocação de barreiras entre elas. A verdade é que aquilo que acontece nos locais de trabalho não é suficiente”.

A cerca sanitária está assim fora dos planos da autarquia e das próprias protecção civil municipal e distrital. Quanto à Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a situação, mantém-se, para já, inalterável. Não há assim registo de mais casos positivos nem de mais mortes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves