Seg, 09/01/2023 - 09:03
Se durante o confinamento, por causa da pandemia, havia excesso de stock, agora é preciso esperar mais de um ano para adquirir um carro. Na Auto Sabor já não há carros disponíveis há quase dois anos, o que está a causar constrangimentos à empresa.
“Veículos novos para stock não temos há 22 meses, os únicos carros que vão chegando são as encomendas que são feitas com o cliente final. As informações que nos vão sendo passadas são a falta de componentes e estamos nisto e não sabemos quando será o fim desta situação que nos incomoda e transtorna o negócio e a nível de tesouraria está a deixar-nos com dificuldades. Recentemente desistiu do negócio um cliente com um carro já com 11 meses de espera”, disse Paulo Vilela.
Daniel Salvador esteve dois anos à espera de receber o carro que comprou. Inicialmente previa-se que chegasse poucos meses depois da encomenda, mas a situação arrastou-se. Chegou a pensar em desistir do negócio.
“Pensámos em desistir, porque achamos que se calhar não seria a melhor opção e tão viável para nós espera tanto tempo para ter um carro, quando podíamos arranjar outro em segunda mão ou alugado. Tivemos que dividir o carro por três pessoas, a minha mãe trabalha fora da cidade, eu estou na universidade, também preciso de uma maneira de me deslocar, então acabou por ser um bocado constrangedor”, contou.
E uma vez que não há carros novos no mercado, também é difícil haver seminovos para venda. De acordo com Bruna Rodrigues, gerente do stand PBR- Automóveis, é cada vez mais difícil encontrar viaturas em segunda mão.
“De um ano e tal a esta parte tem sido cada vez mais difícil conseguir encontrar carros seminovos no mercado, porque as pessoas que trocam um seminovo para comprar um novo, não estão a trocar. Encontrar o carro ao cliente e tratarmos de toda a logística demora mais um mês e meio do que demoraria antes, porque tenho que encontrar o carro e demoro muito mais tempo. Se calhar antigamente encontrava o carro numa semana e hoje não”, referiu.
O sector automóvel a atravessar dificuldades. A falta de componentes e o controlo das emissões de CO2 exigidas pela União Europeia são razões que levam à falta de carros no mercado. As pessoas chegam a estar mais de um ano para receber o carro que compraram.
Escrito por Brigantia