Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo vai enviar moção a Ministra da Saúde

PUB.

Seg, 03/03/2008 - 09:55


A Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros vai enviar uma moção à ministra da Saúde a pedir-lhe informações acerca do novo prazo para que o helicóptero SIV- Suporte Imediato de Vida – esteja a funcionar em Macedo.

Estava previsto que esta valência viesse para Macedo no dia 1 de Janeiro deste ano, mas decorridos dois meses sobre a data estabelecida a Comissão de Saúde quer saber qual o calendário do processo. A moção da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros foi aprovada por maioria e vai ser enviada à Ministra da Saúde, Ana Jorge. O objectivo é ter uma resposta concreta sobre o novo prazo para helicóptero SIV previsto para Macedo de Cavaleiros.



O helicóptero SIV, com um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência, que por impossibilidade meteorológica se deslocam em ambulância SIV surgem como forma de compensação pelo encerramento ou restrição de horários de funcionamento de serviços de saúde. São duas valências prometidas para Macedo de Cavaleiros, em Abril do ano passado, na assinatura do protocolo entre Ministério da Saúde, Administração Regional e Autarquia. Previa-se estarem a funcionar no início deste ano, mas o atraso já vai em 2 meses. “Gostaríamos que o protocolo fosse cumprido com a máxima celeridade possível porque a nossa zona tem carências a esse nível e os protocolos são para cumprir e esperamos que a nova Ministra da Saúde honre o protocolo, nem será de esperar outra coisa”, declara o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo. José Madalena acrescenta ainda que uma parte do protocolo já está cumprida, a unidade de convalescença já foi adjudicada e já está em construção, no entanto, ainda falta o helicóptero.

A moção foi aprovada por maioria. Quem se absteve da votação foi o deputado socialista na Assembleia da República por Bragança. Luís Vaz garante ser um defensor da estratégia seguida pelo Governo, para dar melhor qualidade aos serviços de saúde, e garante que o protocolo será cumprido, embora com o atraso comum a todos os processos. e as moções só causam desconfianças. “Há metas a atingir mas como se sabe há sempre concursos a lançar, no caso do helicóptero que é um concurso internacional, leva o seu tempo, estou certo de que o Ministério da Saúde vai cumprir esse acordo, o que não podemos é em cada assembleia estar aprovar uma moção…porque isto gera um clima de desconfiança entre a câmara e o ministério”, esclarece Luís Vaz. O deputado acrescenta que é preferível ter um bom serviço de saúde mais afastado do que ter um mau serviço à porta de casa, e adianta que sempre garantiu que a urgência de Macedo não ia encerrar, como algumas pessoas previam.



 

A moção da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros foi aprovada por maioria e vai ser enviada à Ministra da Saúde, Ana Jorge. O objectivo é ter uma resposta concreta sobre o novo prazo para helicóptero SIV previsto para Macedo de Cavaleiros.