Comerciantes burlados em patrocínio para falsa prova de ciclismo

PUB.

Sex, 27/11/2009 - 10:12


Dezenas de comerciantes da cidade de Bragança foram burlados por um indivíduo que se fez passar por membro da Federação Portuguesa de Ciclismo. Andava a angariar patrocínios para uma prova de downhill que iria realizar-se em Janeiro na cidade.  

Chamava-se Pedro Antunes, vinha de Setúbal, dizia ser Alferes da GNR e membro da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apresentou propostas de publicidade a dezenas de comerciantes de Bragança.

A grande maioria contribuiu com 25 euros.

 

Francisco Pereira, sócio de uma casa de electrodomésticos, deu 50. “Ele disse que ía haver uma prova em Bragança e queria saber se havia possibilidade de dar uma ajuda à organização através de publicidade em tarjas e no cartaz de divulgação” explica o empresário. “Paguei e passou-me um recibo” acrescenta.

 

Os recibos tinham o logótipo da Federação Portuguesa de Ciclismo, mas apresentavam uma morada do Porto, sendo que a sede da organização é em Lisboa.

O número de identificação fiscal também era falso.

 

Manuel Vaz, de uma empresa que vende motociclos, diz que “o meu colega aceitou patrocinar a publicidade que ele solicitava e eu passei-lhe um cheque de 25 euros”. Neste caso não foi passado recibo porque “ele disse que vinha acompanhado por outro colega que tinha os recibos e passaria mais tarde a entregá-lo”.

 

A burla foi descoberta pelo proprietário de um bar da cidade. “Ele dizia que era Alferes da GNR mas quando lhe perguntava de assunto do serviço, parecia que estava a falar de um filme e não como agente da autoridade” conta o empresário que não quis ser identificado. Além disso, “ele tentou devolver-me o dinheiro para reaver o recibo que me tinha passado e foi aí que eu desconfiei e fui à PSP”.

 

A PSP já identificou o indivíduo que afinal se chama Alexander Montosa e é do Fundão.

O sujeito terá confessado a burla à PSP que não pode avançar com procedimento criminal porque ainda não foi formalizada qualquer queixa.

 

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta a situação e adianta que o indivíduo já tinha feito investidas semelhantes em outras localidades.

“Não está prevista nenhuma prova de downhill para Bragança e isto já aconteceu em Ovar, Espinho, Chaves e Vila Real, mas é tudo falso” refere.

 

Delmino Pereira acrescenta que a federação está a preparar uma queixa para apresentar às autoridades.

“Já reunimos uma série factos e pormenores, como é o caso de cópias dos recibos e das propostas que ele apresentava. Entregamos o assunto ao nosso advogado que está a formalizar uma queixa” avança o responsável, salientando que “nós queremos ir até às últimas consequências porque foi utilizado indevidamente o nome da federação e tentar com que o burlão devolva o dinheiro aos comerciantes”.

Escrito por Brigantia