Clube de Monteiros do Norte distinguiu associados, personalidades e entidades relacionados com a caça

PUB.

Ter, 28/06/2016 - 09:35


O Clube de Monteiros do Norte (CMN) entregou, no passado sábado, os Prémios CMN 2016 no Hotel & Spa, em Alfândega da Fé.Mais de 200 pessoas, entre associados, familiares e ainda mais de 20 entidades do sector, marcaram presença na cerimónia mais importante do Clube.

Para além dos prémios habituais de Monteiro do Ano, Mancha do Ano e Matilha do Ano, o CMN entregou pela primeira vez o prémio “Mérito CMN” destinado a distinguir uma personalidade ou entidade pelo seu relevante contributo para a promoção e desenvolvimento da caça maior em particular e da conservação da vida selvagem. Foi entregue a Rogério Rodrigues, ex-director do departamento de Conservação da Natureza e Floresta do Norte (ICNF) e actual adjunto do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, que referiu que “o sector da caça precisa de momentos como estes, momentos de afirmação para que a sociedade perceba o verdadeiro papel da caça e dos caçadores no mundo rural e o bom papel que o gestor destes territórios para efeitos cinegéticos exerce em várias perspectivas e não apenas no da caça”.

O prémio Matilha do Ano foi entregue à Matilha Flor do Monte de João Rodrigues. A Mancha do Ano é a de Fornos e Lagoaça em Freixo de Espada à Cinta. E o Monteiro do Ano eleito foi Ivo Lemos que considera que “este é um reconhecimento dos pares de que há nesta pessoa, pelo menos, algum exemplo”.

Nesta cerimónia foi ainda apresentado o calendário venatório e algumas actividades. O presidente do CMN, Nelson Cadavez,  avança que a direcção “está a planear preparar um workshop de formação para cativar crianças e jovens que integra a estratégia de rejuvenescimento e progresso do sector”.

O CMN, no âmbito desta cerimónia, abraçou uma causa humanitária, apoiando a HELPO, uma organização que ajuda crianças em Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Os monteiros e as respectivas famílias mostraram-se solidários e desta campanha resultaram várias doações de material escolar, chinelos e brinquedos e ainda foram apadrinhadas várias crianças, o que vai permitir que frequentem a escola e lhe sejam asseguradas refeições. Escrito por Brigantia.