CIM Terras de Trás-os-Montes reclama alargamento de horário dos Centros de Saúde

PUB.

Qua, 17/01/2018 - 10:30


A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes quer o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde em períodos como o verão e épocas festivas. Os autarcas dos nove municípios desta CIM entendem que é necessário reforçar a capacidade de resposta dos serviços prestados em alturas em que a população aumenta e pretendem rever o protocolo celebrado com o Ministério da Saúde em 2007, conforme adiantou Artur Nunes, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes.

“Verificamos que passaram 10 anos desde a assinatura desse mesmo protocolo com a ARS Norte e sentimos que há uma necessidade efectiva de reforçar os centros de saúde, durante o período de picos de visitação ao território. A população aumenta durante os períodos de férias, nessas alturas temos muitas vezes a duplicação da população nas freguesias e nos concelhos e o número de turistas também tem vindo a aumentar”, destacou.

Em 2007, foi assinado um protocolo entre os município do distrito de Bragança e o Ministério da Saúde que definia que em troca da construção de uma rede de serviço pré-hospitalar, da qual fazia parte o Helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros, se aceitava reduzir os horários dos centros de saúde

Os representantes da CIM pediram agora ao ministro da Saúde uma reunião para avaliar a possibilidade de reabrir os centros de saúde durante o período nocturno.

“Queremos avaliar o ponto de situação e vermos qual a possibilidade de reabrir durante o período nocturno, já pedimos ao senhor ministro para estar connosco numa reunião para avaliar nestas áreas de interior”, adiantou Artur Nunes.

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes quer ver reforçados os cuidados de saúde, com o alargamento dos horários de funcionamento dos centros de saúde em períodos do ano em que a população aumenta ou em que há maior procura dos serviços.

Dos nove municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal, quatro têm assistência 24 horas por dias - Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela que dispõem de unidades hospitalares, e Mogadouro, onde há um Serviço de Urgência Básica. Nos restantes, ou seja, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, os centros de saúde funcionam até às 22h00. Escrito por Brigantia.