Qui, 13/11/2014 - 10:56
A realização de um estudo para valorizar estes sectores foi um dos assuntos que esteve ontem em cima da mesa numa reunião dos nove municípios do Nordeste Transmontano que fazem parte da CIM Terras de Trás-os-Montes.
O presidente deste organismo, Américo Pereira, confessa que este tema não gera consenso e adianta que o objectivo é que estudo fique concluído até ao final do ano.
“As opiniões são muito divergentes, quando se fala em caça e quando se fala em pesca, mas o que é certo é que todos os entendidos nesta matéria enaltecem as qualidades deste território nesse âmbito. O que a comunidade fez foi encomendar um estudo, que faz o levantamento da situação existente e que propõe algumas soluções no sentido que a caça e a pesca possa ser uma mais valia de promoção do território e também uma mais valia em termos turísticos”, adianta o presidente da CIM.
Na reunião de ontem, em Alfândega da Fé, foi também apresentada a versão preliminar de um estudo de Marketing Territorial. Américo Pereira defende que os municípios têm que englobar o seu plano de acção em conjunto com o Turismo Porto e Norte de Portugal.
“É um trabalho que está a ser feito, para estabelecer um plano de acção no sentido de promover o território e também os produtos regionais. Isto tem que ser devidamente coordenado com aquilo que é a estratégia do Turismo Porto e Norte de Portugal”, realça o autarca.
Américo Pereira diz que já estão identificados alguns problemas na área do Turismo que é preciso melhorar.
“É notória a falta de alojamentos na região, é notória também a falta de promoção no exterior e é preciso perceber exactamente o que é que os visitantes procuram quando se deslocam a esta região e também perceber qual é o público-alvo”, salienta Américo Pereira.
Os autarcas do Nordeste Transmontanos a trabalharem num plano de acção para valorizar e promover o território.
Escrito por Brigantia