CHNE fora dos 10 melhores hospitais

PUB.

Ter, 09/12/2008 - 08:19


Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Revista Sábado, deu a conhecer o ranking dos 10 melhores hospitais ou centros hospitalares do país e ainda os cinco melhores em cada uma das especialidades. O Centro Hospitalar do Nordeste não consegue atingir os melhores lugares em nenhum dos serviços estudados, o que já não acontece com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.  

O estudo é coordenado pelo investigador Carlos Costa, da Escola Nacional de Saúde Pública.

No ranking dos melhores hospitais do país, nenhuma unidade hospitalar da região consegue atingir os 10 lugares cimeiros, dentro dos 30 estudados.

Uma avaliação liderada pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

 

Quanto ao interior, o hospital melhor colocado é o São Teotónio, em Viseu.

Quando partimos para as especialidades, o cenário acaba por ser idêntico.

O Centro Hospitalar do Nordeste, com hospitais em Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela não consegue estar entre os cinco melhores nas categorias avaliadas: Doenças dos Ouvidos, Nariz e Garganta, Doenças Oncológicas, Doenças Ginecológicas e Obstétricas, respiratórias, endócrinas e metabólicas, traumatismos e lesões acidentais bem como ainda doenças neurológicas, infecciosas, músculo-esqueléticas, do aparelho ocular e cardíacas e vasculares.

 

Já o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro surpreende ao aparecer na quinta posição na especialidade de doenças respiratórias.

A maior parte das categorias é liderada por hospitais de Coimbra, Lisboa e Porto.

 

De referir ainda que o estudo baseia-se no desempenho dos hospitais públicos, ao longo de 2007, no que respeita ao internamento hospitalar, quanto à qualidade dos cuidados prestados e à adequação dos mesmos ao longo do internamento.

 

Uma das notas finais do estudo indica que o mesmo serve para "disponibilizar informação à população", "identificar pontos fortes e fracos dos hospitais" e ainda para uma maior "responsabilização dos gestores e prestadores de actividades nos hospitais", bem como "uma gestão transparente".

 

Até ao momento não foi possível ouvir o conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste acerca da classificação neste ranking.