Centros de Saúde com marca de qualidade

PUB.

Sex, 22/05/2009 - 15:54


Sete centros de saúde do distrito de Bragança vão ser os primeiros a nível nacional a obter a Marca de Atendimento de Qualidade Reconhecida. A revelação foi feita por coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários que hoje esteve em Bragança.  

Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela do Douro, Mirandela II e Vinhais, são os concelhos cujos centros de saúde vão receber a distinção.

“Os centros de saúde de Bragança candidataram-se a uma marca de qualidade lançada pelo Ministério da saúde e sete deles já conseguiram ultrapassar as auditorias aos processos” explica Luís Pisco.

 

O objectivo desta marca é uniformizar a qualidade do atendimento e até ao momento, das 20 candidaturas que deram entrada, 14 são da região.

Luís Pisco salienta que é o resultado de uma antecipação do trabalho. “Em Bragança acabou por ser o corolário de um esforço que tem vindo a ser feito nos últimos anos e os projectos estavam prontos para se poderem candidatar” refere.

 

Declarações feitas à margem de uma reunião com os profissionais dos centros de saúde para esclarecer duvidas sobre a reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

Na região foi criado o ACES Nordeste que para além dos 12 concelhos do distrito de Bragança engloba ainda Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.

Para Berta Nunes, a directora executiva do ACES, a distância geográfica não tem sido impedimento para concretizar projectos.

 

“Penso que eles estão satisfeitos em pertencer aos ACES” afirma, acrescentando que “as distâncias são relativas pois nós vamos lá sempre que é necessário”.

Relativamente às Unidades de Saúde Familiar, em breve poderão vir a surgir mais no distrito.

Escrito por Brigantia