Centros de saúde activam plano de contingência para Gripe A

PUB.

Sex, 27/11/2009 - 10:04


Vai ser activado, este fim-de-semana, o Plano de Contingência da Gripe A nos Centros de Saúde de Mirandela e Bragança. Estas unidades estarão abertas aos sábados, domingos e feriados para atender eventuais casos de gripe A. Em Bragança o plano vai funcionar no Centro de Saúde de Santa Maria das 8H às 14H e em Mirandela no Centro de Saúde Numero 1, das 14H às 20H.  

Na cidade do Tua a equipa é formada por elementos dos dois centros de saúde.

“Vão trabalhar de uma forma articulada no sentido de poder dar resposta à nossa população, por isso, haverá equipas conjuntas a trabalhar no centro de saúde numero 1 durante o período da tarde” confirma Ceriz Rodrigues, director do centro de saúde nº1.

 

Em Mirandela não é esperado um aumento exponencial de casos de Gripe A para as próximas semanas, embora já tenham surgido alguns casos desta doença.

Mas, mesmo assim, são números que não têm causado grande alarmismo.

“Com a abertura dos centros de saúde estamos a tentar prevenir situações, mas não temos qualquer informação de que haja um pico maior daquele que temos tido até agora” salienta o responsável, acrescentando que até agora “têm aparecido alguns casos mas não há uma afluência muito extraordinária”.

 

Por tempo indeterminado, os Centros de Saúde de Mirandela e Bragança terão atendimento aos fins-de-semana e feriados.

Medida inserida no plano de contingência da Gripe A.

Os restantes Centros do ACES Nordeste já têm Serviço de Atendimento Permanente (SAP) ou, como é o caso de Macedo de Cavaleiros, o Serviço de Urgência Básica que é da responsabilidade do ACES Nordeste.

Escrito por CIR