Qui, 30/10/2025 - 08:45
O Centro Social Paroquial de Izeda, no concelho de Bragança, foi distinguido como vencedor do Programa MILES 2025, uma iniciativa da Fundação Manuel Violante, que visa capacitar e apoiar organizações do setor social. A diretora técnica e de serviços, Marisa Lopes, salienta que este prémio é uma distinção de enorme prestígio. “Este programa, para nós, foi uma oportunidade de aprofundarmos a qualidade da nossa gestão, reforçarmos liderança, clima organizacional e processos internos. Este programa permite-nos olhar para dentro e consolidar boas práticas. Este prémio é uma distinção de enorme prestígio. Posiciona o Centro Social Paroquial de Izeda como uma referência de boas práticas, uma instituição aprendente e credível, que aposta na qualidade, na humanização e na sustentabilidade”.
O programa contou com a participação de 78 instituições sociais de diferentes regiões do país. Ao longo do processo, as entidades tiveram oportunidade de desenvolver competências de gestão, inovação e impacto social. No centro de Izeda, a participação no programa permitiu reforçar o trabalho realizado na área social e adquirir novas ferramentas de planeamento e execução de projetos. “O que nós temos feito ultimamente é a capacidade de aprender as melhores práticas de gestão e de cuidado às pessoas na nossa área, a economia social. O que temos feito é, de facto, sermos consistentes nestas práticas, aprendizagem, implementação e monitorização, de forma a termos projetos de transformação sustentados, que permitem valorizar todo o trabalho feito, aumentar a qualidade do cuidado e, acima de tudo, aumentar a satisfação das pessoas que trabalham connosco”.
E ainda quanto a funcionários, apesar de o centro não ter carências neste aspeto, Marisa Lopes reconhece que recruta-los não é tarefa fácil. “É uma dificuldade transversal, tanto no litoral como no interior. É necessário mudar a forma como se olha para este setor e valorizar mais o trabalho social”.
O Centro Social Paroquial de Izeda presta serviços a 50 utentes, tendo como valências a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
Escrito por Brigantia
 
      



