Centro histórico de Mirandela vai ser reabilitado

PUB.

Qua, 10/12/2008 - 08:21


Cinquenta milhões de euros vão ser investidos na regeneração do centro histórico de Mirandela. Já foi apresentada uma candidatura de 10 milhões de euros ao programa de acção para a Regeneração Urbana do Centro histórico da cidade do Tua.  

Serão criados vários espaços culturais, sociais e lúdicos para colmatar as carências nestas áreas.

Um projecto que deverá estar concluído em 2011.

Este montante foi candidatado ao programa de parcerias para a regeneração urbana e espera-se que seja aprovado durante o primeiro trimestre de 2009.

 

“Há edifícios que estavam degradados e agora vão ter novas actividades, como é o caso do edifício da PSP que vai ser transformado num núcleo museológico” refere o vice-presidente da Câmara de Mirandela. Além disso também vai haver um gabinete de reabilitação urbana ao qual os privados podem recorrer “quando precisarem de apoio jurídico e até arquitectónico” acrescenta António Branco salientando outros pontos de revitalização como é o caso do Palácio dos Távoras e o Solar dos Pessanhas.

 

As parcerias para a regeneração urbana obrigam a ter investimentos privados o que, no caso de Mirandela, se traduz em quatro milhões de euros em obras de intervenção física como, por exemplo a criação de uma academia de música em parceria com a Esproarte.

A recuperação de imóveis privados é um dos principais entraves à regeneração urbana da zona histórica.

 

Para tal foram candidatadas novas medidas para que os privados possam aceder a fundos de reabilitação e serão isentados do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por um período que poderá chegar a 20 anos. “Pretende-se que este investimento público associada ao privado seja o motor de novas reabilitações no centro histórico para que os edifícios sejam mais valorizados” afirma António Branco.

 

Por outro lado, a câmara de Mirandela “vai diminuir a fiscalidade associada ao IMI para quem reabilitar os edifícios nomeadamente com isenções durante períodos que podem chegar aos 20 anos”.

  Escrito por CIR