Carrazeda de Ansiães junta-se ao Douro Superior

PUB.

Sex, 04/01/2019 - 09:23


O município de Carrazeda de Ansiães juntou-se à Associação de Municípios do Douro Superior.

Segundo Nuno Gonçalves, presidente desta associação de municípios, a entrada desta sétima câmara municipal vem contribuir para cumprir o desígnio de unir os dois “douros”: o vinhateiro e o internacional. "Neste momento a Associação de Municípios do Douro Superior conta com sete municípios sendo que temos o Douro Superior e o Douro Internacional. Temos estes sete municípios que se complementam entre si num Douro Vinhateiro e num Douro de Arribas Internacional e a Associação de Municípios do Douro Superior cumpriu os fins específicos para a qual havia sido fundada e agora com mais amplitude com a entrada de Carrazeda de Ansiães".

Fica assim completo um conjunto de municípios que têm em comum o rio Douro e que faz a ponte com três Comunidades Intermunicipais. "Todo este Douro Superior e este Douro Internacional estão agora a lutar por fins comuns que estão inerentes à Associação de Municípios do Douro Superior, o que nos deixa muito felizes. Poderá ser uma comunidade que fará as pontes entre a CIM Terras de Trás-os-Montes, a CIM Douro e, por incrível que pareça, a CIM Serra da Estrela", acrescentou Nuno Gonçalves.

Segundo o presidente do município de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, a entrada desta Associação de Município pode ser uma forma de ganhar escala na área do Douro, o que poderá ser uma vantagem na apresentação de candidaturas conjuntas. "Associámo-nos a municípios que têm uma afinidade muito grande com os territórios confinantes ao rio Douro e podemos e pensamos capitalizar juntos, ganhar escala para tirar benefícios em diversas temáticas, nomeadamente na turística. Ganhando escala podemos candidatar-nos a projectos conjuntos dos quais todos possamos tirar benefícios".

A Associação de Municípios do Douro Superior passa assim ser constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, bem como de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo, do distrito da Guarda. Já a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana integra Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas e Olga Telo Cordeiro