Carência alimentar não afecta alunos de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 12/11/2010 - 10:46


Em tempos de crise, a carência alimentar foi considerada, através de um levantamento da EPIS – Empresários para a Inclusão Social, como o principal factor de insucesso e abandono escolar.

Em Macedo de Cavaleiros esta relação não se verifica e o Agrupamento de Escolas afirma que não houve um aumento do número de alunos que tenham ficado sem refeição.

No agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros não há alunos que fiquem sem, pelo menos, uma refeição por dia. Realidade que contraria o estudo da EPIS que avança que em 2009, 12% dos alunos passavam o dia de aulas de estômago vazio e que, devido à crise, esse número deve subir para 26% em 2010.

No Agrupamento de Macedo pode haver abandono escolar, mas as razões são outras. Paulo Dias, o presidente, refere que a política interna é que nenhum aluno passe o dia sem almoço.

 “Não tenho notícia de nenhum caso desses. Também é nossa prática que na nossa escola os alunos nunca podem ficar sem almoçar. Se não têm senha, faz-se um registo do aluno e pode pagar no dia seguinte”

Mas, mesmo que não houvesse alternativas ao almoço, a EB 2/3 e a Secundária de Macedo disponibilizam no bar leite e fruta de forma gratuita.

 “Não sentimos que haja um agravamento a esse nível.Mas também é possível que não se sinta esse agravamento porque nós oferecemos todo o leite que os alunos quiserem beber e toda a fruta que quiserem comer. É possível que eles vão compensando com esse reforço que nós vamos dando. De qualquer forma, não notámos que tenha havido um maior consumo.”

Elisa Dias, docente do Piaget e coordenadora do projecto “Aprender Saúde” defende que a carência alimentar não pode ser o único factor que leva ao insucesso escolar, embora reconheça que as condições de memória e atenção resultam do estado físico.

 “Pode ser um dos factores que possa contribuir para o inssucesso escolar mas o inssucesso escolar é algo muito maios vesto e que tem outros factores. È evidente que as condições psicológiocas e de memória e de atenção resultam do estado físico. E se não houver um equilíbrio, quer ao nível do sono e da alimentação todo o funconamento psico-afectivo fica condicionado”.

Diz ainda o estudo da EPI que muitos alunos chegam à escola em jejum e que vai aumentar o número de estudantes que não terá dinheiro para comprar a senha do almoço. Situações que o Agrupamento de Escolas de Macedo pretende contornar oferecendo leite e fruta gratuitamente e a possibilidade de almoçar na cantina e pagar depois.

Na EB 2/3 e Secundária de Macedo nem todos os alunos sabem que podem beber leite e comer fruta gratuitamente. Advertem que tomam o pequeno-almoço antes de sair de casa e têm noção da importância de uma boa alimentação para um bom desempenho escolar.

Escrito por CIR