Cancro da mama vai ser tratado no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 09/09/2009 - 10:24


A partir do próximo mês o Centro Hospitalar do Nordeste vai poder dar resposta aos casos de mulheres com cancro da mama, no distrito.  

Os profissionais já estão a receber formação através de médicos especialistas que se deslocam à região para demonstrar as técnicas utilizadas.

Até agora, os rastreios feitos pelos centros de saúde encaminhavam as mulheres para tratamento hospitalar para o Instituto Português de Oncologia no Porto.

Mas agora o Centro Hospitalar do Nordeste já vai poder tratar mulheres que apresentem patologias mamárias de foro oncológico.

“É importante porque dá formação aos cirurgiões, para que passem a tratar as patologias da mama no Nordeste, sem haver a necessidade de se deslocarem ao exterior”, explica o director clínico, Sampaio da Veiga. O clínico adianta ainda que a partir de Outubro o centro hospitalar está em condições de começar a fazer essas cirurgias e que para já vão ser concentradas na unidade de Bragança.

“Esta é a fase de formação e a partir de Outubro já podem começar, para o Centro Hospitalar, para o serviço de cirurgia. Neste momento é em Bragança, mas isso não significa que não possa ser feito noutro lado.”

Além da patologia mamária, Sampaio da Veiga revela que em breve vão iniciar-se cirurgias noutras especialidades e proceder a um reforço em áreas já implementadas.

“Há com certeza e já estamos a fazê-las e vamos aumentar a capacidade de intervenção noutras áreas. Na parte gastrointestinal, e outras áreas que consideremos que podemos fazer com qualidade. Mais dia, menos dia, iremos fazer também cirurgia para a obesidade.”

Em 2007 foram rastreadas mais de 27 mil mulheres só dos concelhos de Bragança e Mirandela, das quais 190 foram encaminhadas para o Instituto Português de Oncologia no Porto.

Escrito por Brigantia