Campeonato de Chegas já mexe

PUB.

Sex, 07/06/2013 - 09:14


29 touros vão competir este ano na quinta edição do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa. De 14 de Julho a 18 de Agosto os animais regressam à arena de Vinhais para promover esta tradição.  

O sorteio já foi realizado e Carlos Silva, da Proruris, que organiza a prova, considera que o campeonato está solidificado.

“Temos cerca de 30 animais a concurso e o número está estabilizado de 22 criadores diferentes que vêm de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vimioso”, refere o responsável.

Os prémios variam entre os 300 e os dois mil euros.

Os criadores mostram-se confiantes para este campeonato.

“Acho que o sorteio correu bem, mas como este ano os meus touros não são os mesmos ainda não os conheço muito bem e não sei como irá correr”, afirma Arlindo Rodrigues, de Lanção. Já Alcina Afonso, de Carragosa, que participa desde a primeira edição e já ganhou vários prémios diz que “isto é um bom incentivo para não acabarmos com a raça e a tradição”. Francisco Cavaleiro, de Babe, já concorre há dois anos “mas ainda não ganhei nenhum prémio. Este ano trago dois com menos de cinco anos e espero conseguir algo mais do que nos outros anos”.

O público que assiste às chegas também é cada vez mais.

Em média são registadas seis mil entradas durante todo o campeonato.

“Neste momento temos uma média de seis mil espectadores durante o campeonato, o que é excelente”, considera Carlos Silva, acrescentando que “a praça tem capacidade para 1800 lugares que normalmente esgotam nas meias-finais e na final”.

As chegas estão marcadas para as 18 horas de todos os domingos, entre 14 de Julho e 18 de Agosto, no chegódromo de Vinhais.

Escrito por Brigantia