Sex, 29/09/2023 - 09:03
Desta vez, as farmácias estão habilitadas a fazer a administração destas vacinas. De acordo com Eugénia Baptista, directora da Farmácia Bem-Saúde, em Bragança, nesta primeira fase, receberam apenas 70 vacinas para cada uma das doenças, o que é insuficiente face à procura.
“Temos uma lista de espera bastante grande. Infelizmente as doses de vacina que estão disponíveis no momento não são suficientes para a lista de espera que nós já tínhamos, portanto temos que fazer um rácio das marcações. Temos agendamento para a fracção de vacinas que vamos receber neste momento. Já temos agendamentos para hoje e segunda-feira e terminamos a vacinação para esta tranche”, adiantou.
A segunda tranche de vacinas chega a 9 de Outubro. Apesar de a procura ser superior à oferta na Farmácia Bem-Saúde, Eugénia Baptista garante que haverá vacinas para todos até ao final da campanha de vacinação.
“Neste momento não estamos a conseguir colmatar as necessidades dos nossos utentes. O interesse em se vacinarem o quanto antes, porque a temperatura aqui na nossa região muda drasticamente, estamos a falar de pessoas mais sensíveis, algumas delas doentes, e portanto têm muito receio. Mas neste momento tentamos tranquiliza-los e sabemos que vão chegar vacinas para todos, mas não vai ser tudo de uma vez”, disse.
Na Farmácia das Cantarias, em Bragança, também se sente a forte adesão da população para a vacinação contra a gripe e a covid-19. Para hoje, as reservas já estão todas completas, adianta a directora, Juliana Silva.
“Hoje vamos ter o dia cheio. Vai ser o primeiro dia, por isso vamos ver como é que corre. Temos aproximadamente 300 vacinas por isso estamos com uma cobertura muito boa”, referiu.
A farmacêutica lembra que a campanha de vacinação decorre até ao final do ano e, por isso, as pessoas têm bastante tempo para o fazer.
“A época de vacinação prolonga-se até ao final do ano, por isso não há necessidade de as pessoas terem alguma preocupação, porque vamos receber vacinas para toda a gente, faseadamente, mas também vamos ter que vacinar faseadamente, não podemos vacinar todas as pessoas ao mesmo tempo”, realçou.
Este ano, as farmácias vão poder administrar vacinas da gripe e da covid-19, desde que tenham aderido à campanha de vacinação, que começa hoje. Prevê-se que sejam vacinados dois milhões de pessoas em Portugal.
Escrito por Brigantia