Campanha de boas-vindas ao Papa lançada em Bragança

PUB.

Sex, 09/04/2010 - 09:19


O bispo da diocese Bragança-Miranda apela aos fiéis para que usem os artigos que foram criados para dar as boas-vindas ao Papa Bento XVI na visita que vai fazer a Portugal em Maio. Dom António Moreira Montes espera ver os transmontanos a envergar a Medalha “Amanhecer”, o Estandarte da Paz e o Lenço do Peregrino.  

“Embora sejam dias de trabalho gostava que houvesse participação e esta é uma das formas de o fazer, desfraldando o estandarte na residências, andar com o lenço e a medalha” refere.

 

A medalha foi criada pelo artista Albuquerque Mendes e depois de apresentada à Comissão Organizadora da Visita decidiu-se criar também o estandarte e o lenço.

Três elementos que vão assinalar a passagem do Santo Padre pelo país.

“A ideia do estandarte surge através da tradição muito portuguesa de pôr as colchas nas varandas nas procissões, embora seja uma tradição que vem da Idade Média” refere Rogério Gomes, da Sojormedia, o grupo responsável pela concepção, produção e distribuição dos artigos. “O lenço está também relacionado com a tradição de Fátima, em que os peregrinos o usam como adereço e na procissão do Adeus” acrescenta.

 

Bragança foi o único distrito do país a receber a apresentação destes objectos e explica que isso se deve ao facto de haver “uma preocupação por parte da Conferencia Episcopal de dar a esta visita um significado nacional que vá para além da presença do Papa em Lisboa, Fátima e Porto”.

 

O bispo da diocese Bragança-Miranda vai acompanhar o Papa Bento XVI durante os quatro dias de visita a Portugal.

Alguns sacerdotes poderão também encontrar-se com o chefe máximo da Igreja Católica.

“Os padres e religiosos que querem participar na eucaristia do Porto e de Fátima tiveram que se inscrever. No dia 12 há um encontro com os padres e no dia 13 outro encontro para as pessoas ligadas à Pastoral Social para os quais também é necessária inscrição” explica Dom António Moreira Montes, salientando que “houve um número razoável de inscrições. Já mandámos os nomes, agora só estamos à espera que cheguem os convites”.

 

Os artigos estão à venda em quiosques e nas paróquias.

Parte da receita vai servir para ajudar ao pagamento das despesas inerentes à visita do Papa.

Cerca de 25% do dinheiro angariado reverte a favor das paróquias.

O restante fica para a Sojormedia.

Escrito por Brigantia