Cada vez menos imigrantes de leste e mais africanos em Bragança

PUB.

Seg, 26/01/2009 - 10:03


Cada vez mais africanos e menos imigrantes do leste europeu. Estas são algumas das características da comunidade imigrante do concelho de Bragança que participaram no 4º encontro de imigrantes, promovido pelo município no último sábado.

Fátima Fernandes, vereadora da câmara municipal de Bragança, explica que esta faceta está relacionada “com a crise do sector da construção civil que era onde trabalhavam mais os trabalhadores de leste que, agora, procuram outros mercados de trabalho”. Por outro lado, a vereadora indica que se tem notado “uma evolução muito grande na comunidade africana, que é muito jovem já que existem muitos protocolos promovidos pelo IPB e a escola prática universal entre estudantes”.

Fátima Fernandes nega que haja imigrantes a viver em más condições e garante que, na maioria, estão bem integrados. “Não nos foram referenciados casos nenhuns e como a maioria estuda a língua portuguesa conseguem adaptar-se melhor”, justifica.Apesar de a autarquia não avançar números em concreto relativamente ao número de imigrantes a viver no concelho, certo é que 130 participaram no 4º encontro de imigrantes, promovido pelo município no último sábado. A Brigantia falou com uma búlgara, um marroquino e um guineense que escolheram Bragança para viver. “Eu e a minha família viemos da Bulgária e estamos cá há 8 anos e gostamos muito de Portugal”, revela a búlgara ao mesmo tempo que garante que “não há discriminação”.Em situação diferente está o marroquino que está em Bragança há dois meses “para ver se encontro trabalho, mas neste momento não há nada”.Perfeitamente adaptado está um guineense que se encontra em Bragança há 5 anos. Gosto imenso de Bragança e quero ficar sempre aqui”, garante.Estes e outros imigrantes estiveram, reunidos num encontro que incluiu actividades desportivas e um passeio temático pela cidade. Escrito por Brigantia