Sex, 07/11/2025 - 11:20
Um militar do Destacamento Territorial da GNR de Mirandela foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ).
Segundo informações recolhidas junto de fonte da PJ, o cabo da GNR, de 45 anos, é suspeito de se apropriar de parte das multas que passava aos condutores que mandava parar em operações de trânsito.
Apesar de ter sido detido por inspetores da PJ, ligados ao departamento de crime económico, mantém-se à ordem do Comando da GNR até ser presente a um juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial de Mirandela, situação prevista no Estatuto dos Militares da Guarda.
COMUNICADO DA PJ
*Militar detido por peculato, falsidade informática e falsificação*
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, deteve um homem de 45 anos, militar da Guarda Nacional Republicana, fortemente indiciado pelos crimes de falsificação de documento, falsidade informática e peculato exercidas no âmbito do exercício das suas funções policiais.
O militar atualmente em funções no Comando Territorial de Bragança, desenvolveu os referidos atos ilícitos, no decurso da atividade de fiscalização das infrações previstas no Código da Estrada e na tramitação dos respetivos processos de contraordenação.
Os elementos apurados indiciam que o militar não terá procedido ao registo formal e ou terá falsificado diversos autos de contraordenação, apropriando-se de valores correspondentes a coimas pagas pelos infratores, causando prejuízo ao erário público.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para determinação das medidas de coação consideradas adequadas.
Escrito por Terra Quente (CIR)




