Butelo, Casulas e Carnaval unidos para atrair mais visitantes nos próximos dias a Bragança

PUB.

Qui, 20/02/2020 - 09:51


O festival do Butelo e das Casulas começa já amanhã e junta-se ao Carnaval dos Caretos pelo segundo ano em Bragança.

Para além da exposição de produtos numa tenda na Praça Camões, o programa do festival inclui demonstrações gastronómicas, iniciativas dedicadas aos mais novos e uma maratona de BTT, que se realiza pela primeira vez. Uma das novidades do festival é uma “tasquinha” para degustação de fumeiro e outros produtos.

A junção do melhor da gastronomia transmontana e de algumas das mais autênticas tradições de Inverno, entre sexta e a próxima quarta-feira, tem o objectivo de conseguir mais visitantes, como refere o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias.

“São dois eventos muito fortes na promoção do território”. O Carnaval dos Caretos vai ter grupos de Portugal e de Espanha, dando “uma dimensão maior ao evento, que traz mais gente ao território” e a componente gastronómica “é algo que chama” muitos visitantes, afirma, destacando que “há uns anos quase não se servia butelo e agora servem-se centenas de refeições”, deste prato, que é típico do carnaval. “Juntamos aquilo que é mais antigo e mais ancestral nas duas vertentes [gastronómica e cultural] e ganhamos uma outra capacidade, tendo os dois eventos juntos”, sublinhou.

Butelo e casulas é um prato típico do Carnaval na terra fria. O Chef António do Rosário explica que a iguaria tem poucos segredos na confecção mas muito sabor. “O tradicional é butelo com batatas, casulas, as carnes de porco e chouriças. É um prato de Inverno, forte, da reunião da família no Carnaval à volta de um prato forte”, explicou.

No Carnaval dos Caretos são esperadas centenas de mascarados da Península Ibérica no desfile pelas ruas da zona histórica, no sábado, que culmina com a queima do Diabo, este ano no largo do castelo. De seguida terá lugar o concerto de Sebastião Antunes e Quadrilha, num espaço com tasquinhas.

Já até 25 de Fevereiro, está também a acontecer a semana gastronómica do Butelo e das Casulas, podendo o prato ser degustado em 33 restaurantes aderentes. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro